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Personalização de campanhas com CRM (Customer Relationship Management)

Se você ainda não utiliza esta ferramenta para ajudar no seu processo de marketing, você está perdendo oportunidades de negócio e aumento de vendas.

Escrito por: Toni Bitencourt
15 de julho de 2022

Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes.

Se você ainda não utiliza esta ferramenta para ajudar no seu processo de marketing, você está perdendo oportunidades de negócio e aumento de vendas.

Primeiro, porquê muitas ferramentas que são utilizadas no dia a dia do marketing, por exemplo, o Facebook Ads, elas possibilitam que públicos muito específicos sejam segmentados. Uma vez que seja possível extrair uma uma lista de clientes do CRM, é possível importar os dados diretamente no Facebook e fazer campanhas específicas de anúncios para clientes específicos, por exemplo:


Dentro do CRM é possível segmentar pessoas que tem o hábito de consumo de café. São pessoas que compram este produto sistematicamente. Uma vez que o comercial da empresa assessorada consiga fazer uma oferta vantajosa para este público, é possível jogar anúncios para estas pessoas em especifico, aumentando a chance de conversão por se tratar de um público que já consome este produto.


Outro exemplo de boa utilização do CRM é identificar clientes inativos por um determinado período e enviar ofertas especiais para este público, procurando resgata-lo e fazendo com que estes voltem a comprar ou utilizar determinado produto ou serviço.

Sem sombra de dúvidas o CRM é uma ferramenta poderosa, e que deve sim ser olhada com atenção e carinho, para que assim, possa ser utilizada como auxílio a melhora de performance e otimização do projeto de marketing.