Como a fotografia local pode gerar conexão genuína entre marca e consumidor | Nidus Assessoria de marketing e estratégia empresarial
Foto: Ana Luíza Marum | Divulgação Nidus

Como a fotografia local pode gerar conexão genuína entre marca e consumidor

Descubra como a fotografia local pode gerar conexões autênticas entre marcas e consumidores e otimizar suas campanhas de marketing e tráfego pago.

Escrito por: Toni Bitencourt
25 de março de 2023

Um dos principais diferenciais da Nidus é o investimento em fotografia local, gerando uma conexão genuína entre marca e consumidor. Nosso slogan "Cresça global, comunique local" reforça a importância de valorizar a realidade de cada região. Acreditamos que a fotografia traz diversos benefícios para a comunicação e relacionamento entre empresas e públicos.

A fotografia local pode ser usada em diversas campanhas, desde aquelas que têm como objetivo gerar conexão com o público local, até aquelas que buscam reforçar a identidade e presença da marca. Em ambos os casos, a fotografia pode ser usada para aproximar empresa e consumidor, gerando um rapport mais autêntico e duradouro.

Um exemplo prático de como a fotografia pode ser usada para gerar conexão é a campanha de tráfego pago para o aplicativo de mobilidade urbana Garupa App em Bagé - RS, desenvolvida pela Nidus em 2021. A nossa assessoria procurou entender os desafios do público local e destacar os benefícios do uso do serviço de transporte individual e ágil, em comparação com as condições dos transportes coletivos da cidade. A cena criada para a campanha apresenta um indivíduo aguardando o transporte em um ponto de ônibus, com a oferta de um transporte rápido e eficiente através do Garupa. Além disso, na produção da cena, foi mostrado ao fundo o ônibus de uma das empresas de transporte coletivo da cidade (confira o criativo dessa e de outras campanhas, na galeria de imagens ao final deste artigo).

Todo esse planejamento e uso de fotografia local resultou em uma campanha mais direta, que enfatizou a dor do público e gerou engajamento e conversões mais precisas. A taxa de envolvimento também foi muito superior aos anúncios que se utilizam de bancos de imagem genéricos, que não transmitem a realidade local daquele público a ser alcançado.

Outra campanha de sucesso da Nidus que utilizou a fotografia local foi voltada para a captação de colaboradores para a cooperativa Sicredi Liberdade. A nossa assessoria montou um banco de imagens de colaboradores dentro da cooperativa, transmitindo a realidade da empresa para os postulantes a futuras vagas. É importante ressaltar que a fotografia local também deve levar em consideração as diferenças fenotípicas de região para região. Um colaborador do Sicredi do Rio Grande do Sul, por exemplo, pode ser muito diferente de um colaborador do Rio Grande do Norte. Uma seleção inadequada de fotos de banco, por exemplo, pode trazer alguém com características americanizadas ou europeias, o que em grande parte do território nacional, não transmite a realidade. Dessa forma, a fotografia tem o papel de conectar e trazer a comunicação para a realidade daquela região ou comunidade.

Em resumo, a Nidus investe em fotografia local porque entende que ela pode gerar uma conexão mais autêntica entre empresa e consumidor, transmitindo a realidade daquela região ou comunidade. Além disso, a fotografia local pode ser usada como um otimizador orçamentário de campanhas de tráfego, uma vez que a taxa de envolvimento e a precisão de engajamento tendem a ser muito maiores comparadas com anúncios que se utilizam de bancos de imagem genéricos.

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