Antes de mais nada, responde essa pergunta. Você se considera um líder, um seguidor ou um adaptador (ou seja, um profissional disposto a liderar ou ser liderado, conforme a situação)?
Segundo estudos feitos pela PsychTests a sua resposta fala muito sobre algumas características suas, como autoconfiança e coachability (algo como sua capacidade de ser treinado e desenvolvido).
Ao se identificar como “seguidor” o estudo aporta um possível problema de autoconfiança, tendendo a se sentir fraco, incompetente e até mesmo incapaz quando se depara com uma crítica. Mesmo quando a conversa tem um caráter construtivo, segundo a pesquisa, o profissional interpreta como se não tivesse se saído tão bem, agindo na defensiva, dificultando seu desenvolvimento.
Se você se considerar “líder”, a presenta maior abertura para ser coachable.
Por outro lado, ao se identificar como “adaptador”, você tem a tendência de superar os “seguidores” e “líderes” na escala de ser coachability, ou seja, maior capacidade de buscar ativamente oportunidades de aprendizado.
Segundo o estudo, 82% dos adaptadores buscam ativamente oportunidades de aprendizado, em comparação com 52% dos seguidores. 91% reconhecem que mesmo críticas negativas podem ser úteis em comparação com apenas 77% dos seguidores, e 57% dos adaptadores buscam feedback de seus gerentes, enquanto apenas 37% dos seguidores o fazem.
Mas e você empregador/gerente, qual deve ser sua preocupação com a capacidade de coaching dos seus colaboradores?
Segundo a Dra. Jerabek, presidente da PsychTests, “Nos negócios de hoje, as pessoas precisam usar muitos chapéus”, então manter na sua equipe profissionais que não buscam se desenvolver e estar sempre aprendendo ou fazer coisas fora do seu job description podem derrubar todo um time.
Para que haja espaço de treinamento e desenvolvimento há a necessidade de deixar o ego de lado e aceitar orientações e críticas, por mais dolorosas que sejam. Outro ponto é entender que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, aqueles que atingem seus objetivos geralmente recorrem a outras pessoas para obter suporte e conselhos, além de admitir quanto não sabem de algum assunto. Buscar oportunidades de desenvolvimento e feedbacks também é uma atitude comum para esse tipo de profissional.
Esteja aberto para oportunidades de se desenvolver, receba feedbacks de forma aberta, peça ajuda e principalmente haja sobre essas questões, essas são características dos profissionais de sucesso e que aumentam sua capacidade de atingir objetivos.