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Abri uma empresa, em que devo focar inicialmente para ter sucesso?

Um grande erro de novos empreendedores com suas novas empresas, é não ter um planejamento definido e evolutivo das ações a serem realizadas no novo negócio. Conheça 3 passos que poderão ajudar na caminhada rumo ao sucesso.

Escrito por: Toni Bitencourt
21 de agosto de 2022

Um grande erro de novos empreendedores com suas novas empresas, é não ter um planejamento definido e evolutivo das ações a serem realizadas no novo empreendimento.

Ok, tudo bem! Faz parte do processo de começar algo novo não ter um panorama geral daquilo que deve ser feito, isso só vem com a experiência.

Pensando nisso, separei alguns pontos que considero cruciais de serem vistos com atenção nos primeiros anos de empresa, para que assim, o negócio rompa as cruéis estatísticas de “mortalidade empresarial”.

 

1. Foque na operação

Com poucos recursos, e isso me refiro a dinheiro, mas também a tempo, pois, normalmente nessa fase, o novo empreendedor está submerso no operacional da empresa.

Sendo assim, o primeiro passo na minha concepção é aproveitar essa imersão e proximidade com o trabalho diário, para desenvolver um processo operacional sólido, procurar otimizar esse processo (workflow), para que você consiga entregar seu produto/serviço com efetividade e qualidade para os seus novos clientes.

NÃO é o momento de pensar em estruturar vendas.

Nessa fase, venda da forma que der, venda no feeling se for necessário, o importante é ter em mente que você precisa entregar um serviço de qualidade, para que você retenha aqueles poucos clientes que acreditaram no seu trabalho inicial. São estes que vão te dar bagagem e know-how para bater em novas portas.

 

2. Desenvolva uma cultura

“A cultura come a estratégia no café da manhã.”

Sim, eu acredito nesse pensamento. Na minha opinião, desenvolver a cultura é um dos passos mais importantes do processo de implementação de uma nova empresa. É ela que vai nortear todas as ações e vai possibilitar o crescimento ordenado do novo negócio.

A sua empresa inevitavelmente vai crescer, novas pessoas chegarão e se você não tiver uma cultura, essas pessoas provavelmente ficarão perdidas e não poderão entregar tudo aquilo que sabem ou podem entregar.

Nessa fase, você deve criar um regimento interno, e antes que sejam levantadas objeções quanto a isso, quero inteirar que não, isso não é coisa de empresa grande, é coisa de empresa estruturada e a sua deve ser desde a base.

No regimento você deve definir inicialmente o propósito, missão, visão e valores da sua empresa. Dedique tempo e energia nessa fase, faça com carinho, para que de fato estes pilares, sejam a sua bússola na jornada empreendedora.

Defina também tudo aquilo que é importante para que a sua empresa se destaque e alcance bons resultados no mundo lá fora. Lembre-se, uma empresa se faz de dentro para fora, não ao contrário. No momento que a parte 1 e 2 estiverem bem estruturadas, chegou a hora de começar a construir a “máquina de imprimir dinheiro”.

 

3. Estabeleça um processo de vendas sólido

Agora chegou a hora de estruturar um processo de vendas robusto e com todas as fases que o seu negócio merece e tem direito.

É nesse momento que você vai precisar ter claro o seu público alvo, quais as linhas de prospecção serão utilizadas, bem como todo o pitch de vendas para todos os canais definidos para prospectar. Essas definições virão da experiência e estudo de mercado adquiridos nas duas fases anteriores.

Vai trabalhar com prospecção ativa no LinkedIn? Estruture todo o processo para tal, desde o envio da primeira mensagem solicitando uma conexão, até as abordagens pelo chat.

A chave é tráfego pago no Google ou Facebook? Defina com atenção aos detalhes toda a apresentação do seu site/landing page. Estabeleça qual será a abordagem dos seus anúncios e como serão as mensagens de WhatsApp e e-mails que serão enviados para os novos leads nas diferentes fases do funil de vendas.

Não vai ser fácil, mas no final, você vai ter todo ou quase todo o necessário para a abordar com sucesso as inúmeras possibilidades que se apresentarão a você ao longo do funil.

 

Na minha concepção, estes são os principais pontos a serem desenvolvidos no início. É óbvio que existem N outras coisas que precisam ser levadas em consideração, tais quais, estudo de mercado, posicionamento de marca, ticket médio, entre outros pilares.

No entanto, acredito fortemente que se for possível estruturar esses três pontos, dificilmente sua empresa vai cair na estatística dos prematuros CNPJ’s inativos.