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Investimento em marketing digital: o cálculo para você não errar na hora de contratar sua assessoria

Que hoje você precisa investir em marketing, isso você já sabe. A pergunta que ronda a cabeça dos diretores, coordenadores e analistas é: quanto custa?

Escrito por: Paulo Neto
18 de maio de 2024

O marketing corporativo é como quando nos apresentam uma novidade de encher os olhos, que você sabe o potencial que ela tem, mas, mesmo assim, a pergunta é sempre a mesma: “quanto preciso investir?”. Este é um questionamento natural. Queremos o melhor para nossa empresa, porém, nem sempre temos disponibilidade financeira para investir no melhor e muitos gestores não estão dispostos a arriscar, mesmo sabendo do retorno financeiro que podem ter no futuro. 

Antes de te contar e entregar de bandeja os valores que cada empresa deve investir em marketing, me permita contextualizar a necessidade e os resultados que esse investimento (quando bem aplicado) pode trazer. 

A Twilio, empresa americana de comunicação em nuvem,  recentemente fez uma pesquisa e apontou que oito em cada dez empresas que investem no engajamento digital alcançaram seus objetivos financeiros no ano passado, mesmo com o mercado em condições adversas. Isso demonstra que o investimento no digital ajuda na conquista de novos clientes e, por consequência, aumenta o faturamento das empresas. 

A Resultados Digitais, uma grande empresa no ramo de marketing, também publicou uma pesquisa recente que constatou que 94% das empresas no Brasil utilizam o marketing online como estratégia de crescimento. Hoje, não existem mais nichos “ideais” para redes sociais, todos os segmentos de negócios, da lanchonete da esquina até o restaurante 5 estrelas, precisam e devem estar bem posicionados digitalmente. 

 

Com nosso contexto aplicado, vamos aos números:

 
 

Com a tabela acima, é fácil identificar algumas coisas que parecem óbvias, mas quase nunca são aplicadas. A primeira faixa representa as empresas em fase inicial, que precisam estar mais presentes a fim de serem reconhecidas no mercado, conquistarem novos clientes e terem mais segurança financeira. Vamos trabalhar em um exemplo prático:

Uma empresa de transportes com um ano de mercado passou a faturar R$ 400 mil anuais. Isso representa cerca de R$ 33 mil mensais. Para que ela consiga se manter em constante crescimento, com base em toda nossa carteira de clientes e capacidade de entender o mercado, o valor percentual que essa empresa deve investir é, no mínimo, 6%. Isso totaliza cerca de R$ 2 mil mensais, um valor que pode ser investido em um serviço de gestão de tráfego pago para a empresa começar a rodar anúncios online e conquistar novos clientes.

Para exemplificar a segunda faixa, voltamos à nossa empresa de transportes que cresceu e agora fatura R$ 3 milhões anuais, cerca de R$ 250 mil mensais. Nessa fase, o investimento em marketing digital não se torna mais exclusivo para captar clientes e buscar uma fatia do mercado, mas, sim, para tornar a empresa ainda mais reconhecida e dar mais solidez para sua presença no digital e se tornar mais atrativa para buscar novos clientes. Em relação ao estágio inicial, nessa fase o percentual a ser investido em marketing se torna menor, pois é um momento de crescimento e os esforços devem ser direcionados para essa nova fase. Voltando ao valor de R$ 250 mil mensais, aplicados a um percentual mínimo de 3%, daria em torno de R$ 7.500 mensais para um investimento em marketing, esse valor investido em uma assessoria de marketing e uma boa estratégia de anúncios pagos, renderia bons resultados. 

Na terceira faixa, nossa exemplar empresa de transportes passou a faturar R$ 5 milhões anuais e, agora consolidada, precisa se manter presente e se destacar em ações que atraiam bons novos clientes e gerem mais solidez à sua marca. Nesse caso, com uma empresa consolidada e que está buscando chegar na fase de expansão, o percentual de investimento em marketing é acrescido, pois é um momento de combater outras grandes empresas do mercado que investem alto. O percentual de 4% dentro de um faturamento mensal de cerca de R$ 416 mil, giraria em torno de R$ 16 mil, um valor que eleva o patamar de marketing de uma empresa.

Por último, na quarta faixa, estamos falando de uma empresa que já está consolidada e em processo de expansão. Seguindo a evolução da nossa empresa de transportes, digamos que ela passou a faturar R$ 6 milhões anuais, ou R$ 500 mil mensais. Nesse caso, o investimento mínimo de 7% representaria cerca de R$ 35 mil reais mensais em marketing, um valor que pode contemplar ações online e offline mais robustas e diversificadas em diversos canais de comunicação. 

É importante frisar que os percentuais podem variar de acordo com o tipo de empresa, suas margens de lucro, contribuição e o objetivo que elas têm, independentemente da faixa financeira que elas se encontram. O que trouxemos aqui, foi um estudo para te ajudar a entender o investimento que precisa ser feito para se ter sucesso.

Encerrada nossa tabela, vamos pra mensagem final:

Você pode investir exatamente o percentual que está descrito nas pesquisas e mesmo assim dar tudo errado. 

Sim, mas eu explico: investimento que vale a pena é o que te gera retorno. Você pode investir o valor certinho todo mês e mesmo assim não ver a coisa fluir. Isso acontece porque, muito provavelmente, sua empresa não faz parte da pequeníssima fatia de 7% dos negócios que possuem um time digital sênior. Se você não tem pessoas especializadas e não contrata uma assessoria que tenha, é bem provável que o seu investimento não vá valer a pena. 

Você precisa estar disposto a investir corretamente em marketing e não estou falando apenas de dinheiro, onde e como você está investindo em marketing é o que realmente faz a diferença.

A maioria das organizações possuem só uma ou duas pessoas responsáveis pelo setor de marketing ou contratam uma agência terceirizada que não chega no potencial de segmentação, geração de leads e reconhecimento de marca que o seu investimento poderia ter. 

Nesses momentos, contar com uma assessoria focada em um marketing estratégico é um grande diferencial para que o seu investimento não seja em vão. 

Agora, é calculadora na mão para entender o quanto você investe hoje em marketing e qual seria o percentual ideal para você investir e ter os resultados que espera. Se sua empresa já investe o valor correto e mesmo assim você pensa que seu marketing pode ser melhor, o problema pode estar no que citei acima. Bons cálculos!